Avançar para o conteúdo principal

Aqueles 2.3 segundos de paz, desde que fechas a porta de trás do carro e abres a da frente.

Oh sim! Se és mãe, tu compreendes o que estou a dizer. Tu partilhas da mesma sensação [breve] de paz e liberdade.
 
A minha mais velha tem oito anos. Sempre foi uma paz de alma, uma criança encantadora, aqui-te-deixo-aqui-ficas nem que fosse por quatro horas, ela nem se ouvia. Um encanto.
Imaginem o meu ar de felicidade, de cada vez que falava aos outros da maravilhosa experiência que tinha enquanto mãe. Sem precisar de levantar a voz, sem cabelos brancos, sem rugas. Noites de descanso, passeios tranquilos. Nunca soube o que era uma birra, juro!
 
Eis que nasce o mais novo. Feitio de caca, igualzinho à mãe - dizia o pai, que nestas coisas chatas são os genes da mãe que vêm à baila - irrequieto, mexido, birrento, chorão. Enquanto não andava, a sua personalidade já dava evidências nos seus actos, mesmo sentado numa espreguiçadeira, sem ir a lado nenhum. Chorava no carro, chorava nos passeios, chorava na escola; só nunca verteu lágrimas para comer, este mini-aspirador, que é capaz de se lambuzar com o que quer que seja. Tímido e de manias, não se podia cantar à frente dele, nem dançar, que o rapaz abria a goela; estranhos, nem pensar! - abria a goela; para adormecer, todo um ritual, que era capaz de nos deixar de rastos e a ele ainda com mais energia.
 
Hoje em dia, que corre por todo o lado, sinto-me nas lonas. É como se tivesse dado à luz um pequeno polvo. Eu posso afirmar que, tem alturas, que lhe crescem pernas e braços extra, quando amarinha por mim a cima; ou quando arrastá-lo para algum sítio é como ir lutar com um leão. Um verdadeiro circo.
 
No outro dia fomos ao shopping. Tentei mantê-lo quieto, na zona de crianças da Fnac. Revirou os livros todos, mexeu nos brinquedos. Quando disse que era hora de ir embora, desata a correr loja fora. Eu, que tinha os casacos, os gorros, os brinquedos que eles levam de casa, a minha mala e sei lá que mais nas mãos, começo a correr atrás dele Óh Manel!Óh Manel!Anda cá, não corras, tu cais e ele nada, corria ainda mais depressa. Até que esbarra no pai, que ao ouvir-me gritar, vem ao nosso encontro. Pega nele ao colo e eu tenho uma visão surreal: o puto parece uma enguia electrizada, a espernear no colo do pai;
 
A mais velha abana a cabeça, agarra-se ao peito, ai que susto, se ele cai, se ele se perde, se ele foge de nós, ai que susto e eu, já a transpirar, ofegante, a amaldiçoar o dia em que nos livramos do carrinho de bebé, que ao menos ia amarrado e sentado e não me fazia passar por isto.
 
Não contentes com o espectáculo, fomos à worten. O pai vai falar com um funcionário e eu fico com eles. Com a mais velha é fácil, olha aqui os livros, filha! olha os filmes!. Com ele, dois olhos não chegam, duas mãos muito menos. Quando acho que o tenho controlado, dá-se-lhe outro fanico e lá vou eu, a correr que nem uma maluca atrás dele. Óh Manel!!Óh Manel, pára imediatamente, tás a ouvir? Maneeeeel.. Fui parar junto às varinhas mágicas, porque ele entretanto parou em frente a elas a gritar: Shôpa!!! Palmada na fralda, tu não me voltes a fazer isso, decupa mãe, decupa, e eu a rir por dentro. Sacana do puto que só pensa em comida. E a mais velha, ai que susto, ai que se me ia dando uma coisa, que eu pensei que nunca mais víamos o Manel, ai meu Deus, que estou quase a chorar.
 
Por isso, quando o pai se despachou eu já não quis fazer mais nenhuma visita a loja nenhuma. Pra casa. E aquele momento, em que ele ainda continua a espernear, o sacana do polvo que eu dei à luz e em que ela ainda não se calou um segundo com teorias do nunca tirar os olhos de cima do irmão. Cinto a um, cinto a outro, eles a falar ao mesmo tempo, tira casaco, tira gorro, agora querem os dois o mesmo brinquedo. Fechas a porta.
 
Olhei para o meu marido, ele olhou para mim. Senti a compaixão no olhar, de quem já está tão extenuado, que parece que levou com um pau na cabeça e acabamos por rir. Rimos daquilo que nunca pensamos que nos fosse possível acontecer. Exactamente 2.3 segundos de paz e sossego.
Abrimos a porta da frente: eles ainda não se calaram. [e ainda bem]

Comentários

pmaionese disse…
AHAHAHAHAHAHAHAHAH...Essa da shôpa foi o máximo!!!!! Parece a outra que olha para as fraldinhas maravilha e diz: Côcó!!!

Mensagens populares deste blogue

Eu podia ignorar, mas é mais forte que eu.

Ele era um colega, que hierarquicamente estava abaixo de mim. Entrou uns anos depois de mim para esta empresa. Foi galgando lugares enquanto um macaco come uma banana. Não me perguntem como, nem porquê. Eu desconfio, mas ia ter de dizer muito palavrão para me justificar, portanto permanecerei uma senhora de bico calado. De lugar em lugar, de tarefa em tarefa. Pouco me importa se tem a língua negra de tanta bota engraxada, se tem dificuldade em sentar-se ou se comeu o pão que o diabo amassou. Desde que ele não me prejudique, ele lá e eu aqui, e amiguinhos como dantes.   Mas quando a verborreia atinge patamares de superioridade, não há como passar despercebido. Uma pessoa pode ignorar, mas e conseguir? É como tentar ignorar um mosquito a meio da noite, no quarto. Tu bem tentas, mas é mais forte que tu.   A criatura vai fazer uma apresentação numa reunião. Já de si, a situação tinha aqui material de sobra para que o Ricardo Araújo Pereira fizesse um brilharete. O ser está incha

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

Rogo-te uma praga, que nunca mais te endireitas..

.. porque sou uma moça da Vila e não levo nada pra casa comigo. Por isso, antes de se meterem aqui com a je , pensem duas vezes! :) Que podem saltar-me boca fora maravilhas como estas: « - Só queria que a tua língua crescesse tanto que chegasse aonde chegam os lampaços do farol da barra.» « - Permita Deus que tenhas uma febre tão grande, tão grande, que até te derreta a fivela do cinto. » « - Permita Deus que fiques tão magro, tão magro que possas passar pelo fundo de uma agulha de braços abertos.» « - Não sabia dar-lhe uma dor tão grande que nunca mais parasse, que quanto mais corresse mais lhe doesse e se parasse rebentasse. » « - Não sabia nascer-lhe um par de cornos tão grandes, tão grandes, que dois cucos a cantarem, cada um em sua ponta, não se ouvissem um ao outro. » « - Não lhe desejo mal nenhum. Só queria que vivesse mais 100 anos e engordasse um quilo por dia. » «- Não sabia dar-te uma dor de barriga tão grande que só cagasses pedra britada.» « - Permita Deus que toda a comi