Avançar para o conteúdo principal
Na sua entrevista com a Judite de Sousa, a Cristina Ferreira dizia que, nos dias de hoje, ainda não era fácil para um homem ser conhecido como "o marido de". Que aquela história do homem ter que ganhar mais, ser mais conhecido e, no fundo, o pilar do casal, ainda estava muito presente na cultura portuguesa. Por isso mesmo, se calhar a relação dela não teria vingado, por ele ser "o marido" de quem era.
Portanto, para o homem não é fácil, porque o rebaixa ou o melindra na sua condição. E para a mulher? Ser conhecida como "a mulher de", é mais aceitável?
Pois eu aqui confesso: eu sofro o estigma de ser "a mulher de". Esse estatuto coloca-me sempre na boca do povo. Sou a beneficiada, a que não tem de se esforçar muito, a que tem a vida facilitada, a que por ser quem é tem tudo o que deseja e ainda de bandeja. E a minha [grande] sorte, é que o meu casamento já vinha de tempos antes da minha entrada nesta empresa, porque senão, eu era aquela que subiu e tem o que tem porque me envolvi "com". Nunca, por ser mulher de quem sou, fui tomada como coitadinha, como a incompetente que ganhou o lugar sem mérito, como a pobre-desgraçada que ganha menos, como aquela que está na sombra do marido. Muito pelo contrário! Os atributos que me aplicam são tudo menos simpáticos. São tudo menos munidos de sentimentos de pena.
E é aqui que a porca torce o rabo. O homem ''marido de'' é um pobre-coitado; a mulher ''mulher de'' é uma fútil, uma interesseira, uma beneficiada, muitas vezes apelidada de nomes próprios do calão de quem vende o corpo. O ''marido de'' tem toda a legitimidade de se sentir prejudicado; a ''mulher de'' deveria dar-se por contente, porque lhe saiu a sorte grande.
E, minha gente, nada mais errado. Por ser a mulher de quem sou, dentro da minha empresa, se eu não der o exemplo sou apontada, se eu não fizer mais e melhor sou criticada e mesmo que não faça nada mesmo, as pessoas sempre vão achar e comentar sobre mim e sobre a minha vida. E, no entanto, dentro da minha cabeça, eu tenho as coisas muito bem resolvidas. Somos um casal (dentro ou fora da empresa), mas trabalho é trabalho, amor é amor. Eu não o deixo ficar mal, não por ele, mas por mim, pelo meu brio profissional; trabalho muito, mas para meu proveito e satisfação; estou onde estou por mérito, não por empurrões ou cunhas; dedico-me e sou profissional, porque só assim me poderia sentir bem comigo própria. E os benefícios de que as pessoas falam, só por ser ''a mulher de'', de nada são benéficos; muito pelo contrário, tenho de fazer cedências, tenho de aceitar a agenda dele, tenho de me prejudicar em muitas situações - não em prol da vida profissional, mas para poder conjugá-la com a pessoal. E isso ninguém entende, ninguém repara, ninguém comenta.
Portanto, a próxima vez que se referirem a uma mulher como sendo ''a mulher de'', fazendo juízos de valor, pensem duas vezes. Pode ser que estejam perante um caso como o meu.

Comentários

Richter disse…
Muito bem escrito! :)
Anónimo disse…
comprendo perfeitamente! mas penso que a cristina deu esse exemplo do "marido de" porque foi o que aconteceu com ela, daí ela se referir aos homens.

Ser a "mulher de" não é fácil, mas acho que ser o "marido de" é bem pior.

Mensagens populares deste blogue

Eu podia ignorar, mas é mais forte que eu.

Ele era um colega, que hierarquicamente estava abaixo de mim. Entrou uns anos depois de mim para esta empresa. Foi galgando lugares enquanto um macaco come uma banana. Não me perguntem como, nem porquê. Eu desconfio, mas ia ter de dizer muito palavrão para me justificar, portanto permanecerei uma senhora de bico calado. De lugar em lugar, de tarefa em tarefa. Pouco me importa se tem a língua negra de tanta bota engraxada, se tem dificuldade em sentar-se ou se comeu o pão que o diabo amassou. Desde que ele não me prejudique, ele lá e eu aqui, e amiguinhos como dantes.   Mas quando a verborreia atinge patamares de superioridade, não há como passar despercebido. Uma pessoa pode ignorar, mas e conseguir? É como tentar ignorar um mosquito a meio da noite, no quarto. Tu bem tentas, mas é mais forte que tu.   A criatura vai fazer uma apresentação numa reunião. Já de si, a situação tinha aqui material de sobra para que o Ricardo Araújo Pereira fizesse um brilharete. O ser está incha

Rogo-te uma praga, que nunca mais te endireitas..

.. porque sou uma moça da Vila e não levo nada pra casa comigo. Por isso, antes de se meterem aqui com a je , pensem duas vezes! :) Que podem saltar-me boca fora maravilhas como estas: « - Só queria que a tua língua crescesse tanto que chegasse aonde chegam os lampaços do farol da barra.» « - Permita Deus que tenhas uma febre tão grande, tão grande, que até te derreta a fivela do cinto. » « - Permita Deus que fiques tão magro, tão magro que possas passar pelo fundo de uma agulha de braços abertos.» « - Não sabia dar-lhe uma dor tão grande que nunca mais parasse, que quanto mais corresse mais lhe doesse e se parasse rebentasse. » « - Não sabia nascer-lhe um par de cornos tão grandes, tão grandes, que dois cucos a cantarem, cada um em sua ponta, não se ouvissem um ao outro. » « - Não lhe desejo mal nenhum. Só queria que vivesse mais 100 anos e engordasse um quilo por dia. » «- Não sabia dar-te uma dor de barriga tão grande que só cagasses pedra britada.» « - Permita Deus que toda a comi

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.