Avançar para o conteúdo principal

as razões que me levam a ponderar fazer as malas e partir..

Não tenho médico de família, já lá vai para não sei quantos anos. No outro dia, ouvi o senhor ministro da saúde dizer que isso era impossível, que há médicos que cheguem para todos. Pelos vistos não há, senhor ministro. Tenho de recorrer a uma consulta de recurso cada vez que preciso de alguma coisa, claro, se não quiser ir deixar os olhos da cara no privado. Ontem tinha de ir tratar da minha baixa e surpresa!, não havia médico. Hoje voltei de manhã cedo e surpresa!, não havia médico. Vou voltar esta tarde sem certeza de  aparecer uma alma que tenha estudado medicina e que faça o obséquio de olhar para a minha barriga, constatar que estou grávida e me prorrogue a baixa. A senhora administrativa encolheu os ombros e disse não saber se ou quando haverá um médico.. mas não é por falta da existência deles, é porque têm outras coisas que fazer, portanto vão faltar. Este país mete dó.

Comentários

Anónimo disse…
Vim hoje ter ao teu blog, lá está, por clicar no link noutro blog. Li alguns posts e gostei.

Gostei de ler que ainda há mais gente como eu, que acha que as pessoas deviam saber viver em sociedade e não sabem, que deviam olhar à volta e perceber que não estão sozinhas, que deviam conseguir ver para além das suas próprias necessidades e do "salve-se quem puder".

Gostei de ler sentimentos, ideias, não pretensiosos, não pseudo-intelectuais mas também não demasiadamente fúteis ("futilidade" q.b. também dá graça à vida :))

Gostei daquilo que transpareces. Parabéns!

E muitos parabéns pelos teus meninos, a que já está cá fora e o que vem aí! Felicidades!
Anónimo disse…
Como te compreendo Ritinha!
Baci*querida
Dina disse…
Não sei se é mesmo verdade, porque felizmente tenho médico de família. Mas uma amiga estava na mesma situação do que tu e disse-me que quando se está grávida, o centro de saúde é obrigado por lei a dar-te médico de família. No caso dela, o marido teve que armar lá um pouco barraca mas depois conseguiu logo ;)
ma66ie disse…
Bem vinda ao clube! Também não tenho médico de família... dizem que a saúde é um direito nosso... pelos vistos não é para todos!!
Rita disse…
Obrigada Susana! Volta sempre! :)
Um beijinho grande!!

Dina: não sei se será igual em todos os lados.. a mim, uma vez que tenho uma gravidez de risco e sou seguida pela especialidade (no privado), nunca me deram outra opção.. Cada vez que, mensalmente, tenho de ir renovar a baixa, tenho este tormento.. :S

Beijinhos às meninas todas! :)
Turista disse…
Querida Rita, eu também não tenho médico de família. E um destes dias tive que ir parar às urgências de um hospital, devido a uma cólica renal. Depois de um internamento, veio a pergunta sagrada: quem é o seu médico de família? E a minha resposta, foi verdadeira: não tenho!
Resposta do médico do hospital: minha senhora, isso é impossível! Em Portugal toda a gente tem médico de família!!
Como eu me desatei a rir na cara do jovem médico e lhe disse que não vivemos no mesmo Portugal, ele virou-me as costas e foi-se embora! :S
Agora, se ainda tiveres paciência para isto, como tu também és uma querida, tens um "grande" desafio lá na Turista, sim?
Ah, e continuo sem médica de família!!!
Unknown disse…
olha uma coisa ... e para os teus lados não há assim uma espécie de associação familiar? ... por cá tenho o mesmo problema com os médicos de família, mas consegui uma associação onde pago quotas (uma pechincha, 24€ / ano) e tenho médicos de clínica geral todos os dias com preços muito semelhantes ao público (as especialidades são mais caras, mas ainda assim bem mais baratas que no privado... procura, não custa tentar ;)
**

Mensagens populares deste blogue

Eu podia ignorar, mas é mais forte que eu.

Ele era um colega, que hierarquicamente estava abaixo de mim. Entrou uns anos depois de mim para esta empresa. Foi galgando lugares enquanto um macaco come uma banana. Não me perguntem como, nem porquê. Eu desconfio, mas ia ter de dizer muito palavrão para me justificar, portanto permanecerei uma senhora de bico calado. De lugar em lugar, de tarefa em tarefa. Pouco me importa se tem a língua negra de tanta bota engraxada, se tem dificuldade em sentar-se ou se comeu o pão que o diabo amassou. Desde que ele não me prejudique, ele lá e eu aqui, e amiguinhos como dantes.   Mas quando a verborreia atinge patamares de superioridade, não há como passar despercebido. Uma pessoa pode ignorar, mas e conseguir? É como tentar ignorar um mosquito a meio da noite, no quarto. Tu bem tentas, mas é mais forte que tu.   A criatura vai fazer uma apresentação numa reunião. Já de si, a situação tinha aqui material de sobra para que o Ricardo Araújo Pereira fizesse um brilharete. O ser está incha

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

Rogo-te uma praga, que nunca mais te endireitas..

.. porque sou uma moça da Vila e não levo nada pra casa comigo. Por isso, antes de se meterem aqui com a je , pensem duas vezes! :) Que podem saltar-me boca fora maravilhas como estas: « - Só queria que a tua língua crescesse tanto que chegasse aonde chegam os lampaços do farol da barra.» « - Permita Deus que tenhas uma febre tão grande, tão grande, que até te derreta a fivela do cinto. » « - Permita Deus que fiques tão magro, tão magro que possas passar pelo fundo de uma agulha de braços abertos.» « - Não sabia dar-lhe uma dor tão grande que nunca mais parasse, que quanto mais corresse mais lhe doesse e se parasse rebentasse. » « - Não sabia nascer-lhe um par de cornos tão grandes, tão grandes, que dois cucos a cantarem, cada um em sua ponta, não se ouvissem um ao outro. » « - Não lhe desejo mal nenhum. Só queria que vivesse mais 100 anos e engordasse um quilo por dia. » «- Não sabia dar-te uma dor de barriga tão grande que só cagasses pedra britada.» « - Permita Deus que toda a comi