Avançar para o conteúdo principal

«Longo Domingo de Noivado»


Por ser Domingo, o dia da preguiça, o dia do não fazer nenhum, acordei nostálgica e carente!Lembrei-me de todas as coisas que deveria ter feito durante a semana e não fiz, e resolvi deixar para a próxima semana. Sim, eu também sofro do mal de todos os portugueses: é prá' manhã o que posso fazer hoje! Mas sinto-me assim, especialmente, aos Domingos.Quando era míuda, os Domingos eram dias enormes, que duravam eternidades para passar. Lembro-me que me levantava bem cedinho da cama. Acendia o televisor e devorava as torradas com café com a mesma fúria com que devorava os Amigos de Gaspar! Seguia-se o habitual banho da manhã, o secar e repuxar de cabelo, o vestido engomado, os sapatos engraxados, limpa e perfumada e ficava ali, imóvel a ler os livros da Anita até serem horas da missa.Depois do sacro-habito cumprido, corria para casa, onde me esperava o habitual cozido à portuguesa de Domingo. E que ainda hoje faço caretas para comer. A tarde era longa e demorava a passar. Se fazia sol, vestia as calças de ganga e calçava os ténis e ia brincar para a rua, com os resto da criançada, até serem horas do lanche. Se chovia, ficava à janela de casa, a ver os pingos de chuva bater nos vidros e a inventar as mil-e-uma brincadeiras que a minha imaginação permitisse.Eram longos os Domingos na minha infância. Eram longos e sabiam bem. A terra silenciava. Os carros calavam-se e as andorinhas cantavam ao fim da tarde. Ainda hoje tenho saudades desses momentos. E ainda hoje isso me faz falta.Hoje em dia, se não estou a trabalhar fico nostálgica, cheia de preguiça. Desejo que o dia nunca mais acabe e que seja sempre Domingo. Especialmente hoje, este Domingo.. sinto-me amada, querida e desejada; sinto-me importante e útil, sinto-me protegida e abençoada. Sinto e pressinto que este vai ser um longo Domingo de Noivado.

Comentários

Ana Omelete disse…
Deve ser geral.
Se não tiver nada combinado ao Domingo, dá-me uma preguicite enorme, fico a ver filmes, a adiar o que tenho de fazer, a comer bolachas, a ler o que não li, tudo em câmara lenta, como se os minutos não passassem, nem os dias..

Boa noite :o)

Beijinhos **
MC disse…
Cá por casa, se estiver tempo de chuva, é dia de passeata!
É o que dá ter um homem que adoraaaa chuva! E conduzir a chover! Dá para acreditar?!?!
V-SKIN disse…
És LINDA... Escreves bem e eu AMO-TE!

Mensagens populares deste blogue

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

ando cansada..

Uma pessoa cultiva amizades, faz por elas, muitas vezes, mais do que pela própria família; alteramos planos, mudamos vidas, fazemos das tripas coração para estar presente. Não fiz o que fiz por desejar algo em troca, porque quando achamos que há amizade, não precisamos esperar nada em troca.. ultimamente, vou espreitar o facebook e as minhas queridas amigas, na minha ausência (será?), parece que me substituíram muito rápido. Não fui eu que desapareci. Nos meus piores momentos, elas é que não estiveram lá. E hoje, que passo os dias sozinha, sempre à espera que o marido e a filha cheguem a casa para ter com quem conversar, ninguém (mas mesmo ninguém, impressionante!) me chega à porta.. Ando cansada, mesmo cansada de esperar e de acreditar que as pessoas tem as vidas ocupadas. Porra, existem dias de folga, existem telefones, eu não me mudei para a China..

PSSST! Façam-me o favor de chegar aqui!

Estou aberta a sugestões!  Tendo em conta que a doutora aposta num menino, gostava de saber que nomes sugerem. Não quer dizer que a escolha seja feita a partir daqui, mas às vezes embicamos com 'aquele' nome e acabamos por não nos lembrar de mais nenhum.. e quando, às vezes, já é tarde para voltar atrás, damos-nos conta de que até achávamos 'fulano' ou 'beltrano' um nome muito mais bonito.. E, verdade seja dita, vai aqui uma salsada para escolher o nome da criança, que é obra. Ajudinha, sim? Agradecida!