Avançar para o conteúdo principal

Brasil, brasileiros e afins..



.. Deve ser uma terra bonita. Só a sua extensão faz adivinhar as maravilhosas paisagens que lá se vislumbram. Mas que não me fascinam. Perdoem-me os nativos, não é uma questão de racismo, é apenas uma questão de gosto. De gostar e não gostar. Gosto da diversidade da paisagem brasileira. Acho que por este país só tenho mesmo o gosto geográfico. Estudei língua portuguesa e concluindo, a língua brasileira é uma 'versão' da portuguesa, é uma 'mixórdia' da língua portuguesa falada no séc XVI com dialectos índios e africanos. Portanto: nem a proximidade linguística me agrada.
Acho que o falar doce, arrastado, meloso só denota manhosice, cinismo.. a sério, desculpem-me a franqueza, mas é aquilo a que me soa: falso. Ninguém pode estar sempre 'numa boa, cara!', a vida não é um 'show de bola', nem sempre é 'tudo jóia' porque metade é mesmo uma merda.. é a realidade.
Favelas, meninos de rua, pobreza, ladrões, vigaristas, mulheres desesperadas por um europeu (homem ou passaporte, tanto faz!), novelas que só mostram a vergonha escondida do brasil, violência, assassinos, droga, contrabando, desemprego, fome.. isto é 'bacano'?!? Porque se tem praias bonitas, coqueiros, Porto Galinhas e o Amazonas, o Caetano e o Pensador, Jorge Amado e boiadeiros, fazendas e ilhas privadas, picanha e feijão preto, porque se tem Carnaval no Rio, Salvador da Bahia, porque existe o samba, o Brasil é um grande país? É, sim senhor, em extensão, em geografia, em quilometro quadrado, não em qualidade.
Todos os países do mundo, sem excepção têm bom e mau. Sendo justa, o meu país tem mais de pior do que de melhor. Tem o maior indice de desemprego da Europa, tem os ordenados mais baixos da UE, tem os piores governantes, tem as leis mais estúpidas, tem gente burra, tem as cunhas, também tem vigaristas e ladrões e droga.. mas tem um povo realista embora conformista. Sabemos que nos esfolamos a trabalhar, mas não passamos fome 362 dias por ano para gastar uma fortuna em 3 dias de Carnaval.
Todos aqueles que já foram alguma vez ao Brasil são consensuais: é tudo muito bonito, mas o povo mete pena. Não vendem as mães porque nós ainda não compramos esses 'recuerdos' pra trazer à familia. Se não, por quaisquer 10€, marchavam. A pobreza e a miséria são as palavras mais repetidas nos discursos. E isso é bonito de se ouvir? Não me parece. E como tal, cada vez menos tenho vontade de conhecer esse país.
Os brasileiros têm o instinto de sobrevivência inato. É o salve-se quem puder, como puder e por onde puder. Daí a musicalidade na voz feminina, muito 'fogosa e gostosa' para inebriar os corações lusos. Não atraem por si só, então toca a utilizar os bonitos corpos que Deus lhes deu. Trabalhar em Portugal por uma tuta-e-meia, arranjar um português e importar a familia inteira depois de casadas (e, 'pois tá claro, nacionalizadas), é o bê-á-bá que elas aprendem de pequenas. E isto, note-se, as de familias médias-baixa.. porque as de 'baixa', vêm para a Europa pela via mais baixa de todas: a incúria do corpo feminino, o desrespeito pelo próprio ser, o vender do corpo, para não ser cruel de um todo! E o português é um alvo fácil. Fala quase a mesma língua, pode ser um cavalo para uma portuguesa mas um 'panhonha' com uma brasileira, põe a casa, a mesa, a cama e a conta bancária à disposição e se, depois de completamente chulado, levar com um valente pontapé, ainda é capaz de ir buscar outra brasileira.
Não me levem a mal, não me interpretem mal.. apenas não acho piada nenhuma a este povo, tal como também não acho piada aos colombianos, nem aos alemães, por exemplo. E tenho amigos brasileiros. O que até é um bocado controverso.. Não generalizo porque, como já referi, há bons e maus. Acredito e sei que o Brasil tem gente muito boa, gente honesta, trabalhadora, lutadora, bonita por dentro e por fora. Mas, infelizmente, a minha experiência com brasileiros, deixa-me este fel todo que me escorre das pontas dos dedos e deixa-me este amargo na boca, e este azedume nas idéias. Foi por causa de uma brasileira que fiquei com a vida de pernas pró ar. E como não é fácil engolir, quem diz o que pensa não merece censura (pelo menos depois do 25 de Abril).. Não gosto. Não consigo gostar. Nem vou tentar fazer um esforço.

Comentários

Eduardo disse…
Engraçado é exatamente a mesma coisa que eu sinto por portugal (com "p" minusculo mesmo como tudo nesse paisinho de merda) e pelos portugas escrotos, basta mudar onde se lê Brasil por portugal e brasileiros por portugas. A diferença é que eu tenho certeza absoluta que no teu paisinho mendigo da UE não tem ninguém gente muito boa, gente honesta, trabalhadora, lutadora, bonita por dentro e por fora. Pelo contrário vocês não passam da escória da humanidade. Portuga bom é portuga morto.
Rita disse…
Pois é, senhor Eduardo.. às vezes a verdade dói. E o seu comentário só vem reforçar ainda mais a minha opinião. Podem haver brasileiros bons, mas os maus são péssimos.
Na sua opinião, somos a escória da humanidade. Nem discuto tamanha ignorancia.. podemos ser mendigos, mas não nos prostituimos por meio tostão, vivemos em liberdade, não morremos de medo dos bandidos nem da polícia.. Você tem toda a razão, somos um país minúsculo. E o vosso país de terceiro mundo está à nossa frente em tudo, nas novelas e em toda a desgraça que nós aqui não temos: marginalidade, pobreza, violência, desemprego..
Se somos pequenos de espírito? Não generalize. Chame-me a mim se quiser, porque o povo em geral bate-vos aos pontos. Se não fossemos nós (infelizmente), vocês ainda andariam nús, sem saber o que é um espelho!

Mensagens populares deste blogue

Eu podia ignorar, mas é mais forte que eu.

Ele era um colega, que hierarquicamente estava abaixo de mim. Entrou uns anos depois de mim para esta empresa. Foi galgando lugares enquanto um macaco come uma banana. Não me perguntem como, nem porquê. Eu desconfio, mas ia ter de dizer muito palavrão para me justificar, portanto permanecerei uma senhora de bico calado. De lugar em lugar, de tarefa em tarefa. Pouco me importa se tem a língua negra de tanta bota engraxada, se tem dificuldade em sentar-se ou se comeu o pão que o diabo amassou. Desde que ele não me prejudique, ele lá e eu aqui, e amiguinhos como dantes.   Mas quando a verborreia atinge patamares de superioridade, não há como passar despercebido. Uma pessoa pode ignorar, mas e conseguir? É como tentar ignorar um mosquito a meio da noite, no quarto. Tu bem tentas, mas é mais forte que tu.   A criatura vai fazer uma apresentação numa reunião. Já de si, a situação tinha aqui material de sobra para que o Ricardo Araújo Pereira fizesse um brilharete. O ser está incha

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

Rogo-te uma praga, que nunca mais te endireitas..

.. porque sou uma moça da Vila e não levo nada pra casa comigo. Por isso, antes de se meterem aqui com a je , pensem duas vezes! :) Que podem saltar-me boca fora maravilhas como estas: « - Só queria que a tua língua crescesse tanto que chegasse aonde chegam os lampaços do farol da barra.» « - Permita Deus que tenhas uma febre tão grande, tão grande, que até te derreta a fivela do cinto. » « - Permita Deus que fiques tão magro, tão magro que possas passar pelo fundo de uma agulha de braços abertos.» « - Não sabia dar-lhe uma dor tão grande que nunca mais parasse, que quanto mais corresse mais lhe doesse e se parasse rebentasse. » « - Não sabia nascer-lhe um par de cornos tão grandes, tão grandes, que dois cucos a cantarem, cada um em sua ponta, não se ouvissem um ao outro. » « - Não lhe desejo mal nenhum. Só queria que vivesse mais 100 anos e engordasse um quilo por dia. » «- Não sabia dar-te uma dor de barriga tão grande que só cagasses pedra britada.» « - Permita Deus que toda a comi