Avançar para o conteúdo principal

Regresso ao passado

Abro os olhos e tenho de novo quinze anos. Já é quase meio-dia, o calor lá fora é absurdo, sinto-me mole e sem energia. Tanto faz se é fim de semana ou quarta-feira. Estou de férias há alguns dias. O melhor e mais aguardado tempo do ano: as férias de verão. Os dias compridos, quentes, sem preocupações, sem horários, sem estudo. As noites de saídas, de amigos, de gelados e café na esplanada, de bares na praia, festas da espuma. Já tenho um bronze de meter inveja e a escola mal terminou. A vantagem de se morar com os pés na praia é mais-que-muita. Ainda andava às voltas com os testes e os exames e já passava tardes inteiras na praia. E não troco isto por nada.
Mas agora que os dias de férias chegaram, a minha vida resume-se a isto: acordar-almoçar-praia-jantar-sair-dormir. A minha mãe ainda não diz nada, mas lá para Agosto há-de gritar dia-sim-dia-não: «Deves achar que isto é um hotel! É só para dormir e comer!» E eu não vou ligar nenhuma, vou fazer ouvidos de mercador, que lá do alto dos meus quinze anos, a adolescência ataca com todo o seu fervor e só eu e as minhas amigas é que entendemos o verdadeiro sentido da vida. Logo, a minha mãe é uma louca histérica que só sabe dramatizar e complicar.
O meu canto é o paraíso. A agua é azul clara, quente; o areal é fino e grande. Não se precisa muito para ir: enfio o bikini, ponho a toalha debaixo do braço e levo uns trocos nos calções. Se não conseguir uma boleia com alguém, há sempre um autocarro a cinco minutos de distância. E se não me importar muito, sempre posso ir a pé. Ir à praia nestes dias é um pouco como voltar a estar no pátio da escola. Está quase lá meio mundo de amigos e conhecidos. E não usamos relógio. Ainda não foram inventados os telemóveis para o comum consumidor. Música só das colunas que as barracas de praia põem a tocar, ou o som de alguma viola por ali. Às vezes levo a minha e logo a seguir se juntam mais uns três ou quatro e estamos horas a tocar músicas que mal sabemos as letras e os acordes. Mas somos importantes por isso. É uma espécie de grandeza para o nosso ego. Com quinze anos, queremos ser conhecidos e populares. Ou pelo menos ser considerados 'fixes'.
Só sabemos que está na hora de voltar a casa quando já muita gente se foi embora e o sol começa a desaparecer para os lados de Albufeira. É a nossa deixa. Correr para casa, tomar banho, vestir o que aparecer, jantar e sair.


Sair para irmos ter com os mesmos amigos com quem passámos a tarde, quiçá conhecer gente nova, encontrarmos os filhos dos emigrantes da terra (que regressam a cada verão religiosamente). Rir muito, brincar muito, ter paixões de verão que são tão assolapadas como breves. E viver num misto de felicidade-infeliz porque sabemos que duram apenas quinze dias.
Todas as noites há festas nas praias. Fazemos fogueiras, dançamos, bebemos. De vez em quando vamos à discoteca dançar até ser de manhã. Numa tasca lá da terra fazem tostas toda a noite. Ou então vamos comprar pão-quente e uma barra de manteiga à padaria e fazemos do jardim da nossa terra a nossa cozinha. É raro chegar antes da uma. A minha mãe também costuma chegar tarde, porque depois de trabalhar também gosta de sair. Uma ou outra vez nos cruzamos à porta de casa e vou ouvindo o sermão da rica vida que levo durante estes meses. Do alto dos meus quinze anos, reviro os olhos e replico: tive óptimas notas, sou uma aluna-exemplar, ando na catequese e na Tuna, nunca me meti em drogas e confusões. Ela aceita, mas contrapõe sempre. Eu reviro os olhos mais uma vez. No fundo, já pouco oiço do que diz. Estou demasiado embrenhada em todas as sensações que uma rapariga de quinze anos sente. Especialmente quando é verão.
E aproveito os dias como se não houvesse amanhã. Porque é dessa rebeldia e inocência que somos feitos quando temos quinze anos. Sôfregos por viver. E fecho os olhos, mesmo sem vontade de adormecer, sabendo que no próximo dia viverei mais uma vez este estado de felicidade. Pouco sabendo do futuro, que não estará assim tão longe, em que nenhuma destas coisas se voltará a repetir.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eu podia ignorar, mas é mais forte que eu.

Ele era um colega, que hierarquicamente estava abaixo de mim. Entrou uns anos depois de mim para esta empresa. Foi galgando lugares enquanto um macaco come uma banana. Não me perguntem como, nem porquê. Eu desconfio, mas ia ter de dizer muito palavrão para me justificar, portanto permanecerei uma senhora de bico calado. De lugar em lugar, de tarefa em tarefa. Pouco me importa se tem a língua negra de tanta bota engraxada, se tem dificuldade em sentar-se ou se comeu o pão que o diabo amassou. Desde que ele não me prejudique, ele lá e eu aqui, e amiguinhos como dantes.   Mas quando a verborreia atinge patamares de superioridade, não há como passar despercebido. Uma pessoa pode ignorar, mas e conseguir? É como tentar ignorar um mosquito a meio da noite, no quarto. Tu bem tentas, mas é mais forte que tu.   A criatura vai fazer uma apresentação numa reunião. Já de si, a situação tinha aqui material de sobra para que o Ricardo Araújo Pereira fizesse um brilharete. O ser está incha

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

Rogo-te uma praga, que nunca mais te endireitas..

.. porque sou uma moça da Vila e não levo nada pra casa comigo. Por isso, antes de se meterem aqui com a je , pensem duas vezes! :) Que podem saltar-me boca fora maravilhas como estas: « - Só queria que a tua língua crescesse tanto que chegasse aonde chegam os lampaços do farol da barra.» « - Permita Deus que tenhas uma febre tão grande, tão grande, que até te derreta a fivela do cinto. » « - Permita Deus que fiques tão magro, tão magro que possas passar pelo fundo de uma agulha de braços abertos.» « - Não sabia dar-lhe uma dor tão grande que nunca mais parasse, que quanto mais corresse mais lhe doesse e se parasse rebentasse. » « - Não sabia nascer-lhe um par de cornos tão grandes, tão grandes, que dois cucos a cantarem, cada um em sua ponta, não se ouvissem um ao outro. » « - Não lhe desejo mal nenhum. Só queria que vivesse mais 100 anos e engordasse um quilo por dia. » «- Não sabia dar-te uma dor de barriga tão grande que só cagasses pedra britada.» « - Permita Deus que toda a comi