Avançar para o conteúdo principal

Gestão do tempo - uma questão de organização

Como gerir o nosso tempo de uma forma extraordinariamente competente? Tipo: sei exactamente o que vou fazer daqui a vinte e dois minutos e trinta segundos.
Há quem o consiga fazer porque já nasceu com esse dom. Outras há que não são capazes de se organizar nem para o momento de pôr a mesa para o jantar.
Viver em organização (mental, temporal, no trabalho ou em casa) facilita-nos a vida e a saúde. Quando nos propomos a isso, porque os dias só têm 24 horas e passam a correr, ter um plano estruturado e as metas bem delineadas permite-nos tirar mais partido e proveito das horas que temos livres. Seja para passar mais tempo com os nossos filhos, seja para ter um hobbie, seja para passar a ferro duas máquinas de roupa. O primeiro passo, talvez o mais importante, é definir os nossos objectivos: como é que eu quero gastar o meu tempo? Com quem? Onde? Como é que eu consigo aproveitar melhor o tempo que tenho livre?
Feitas estas perguntas, é importante que cada um de nós saiba exactamente o que quer; como, para onde e com quem canalizar a energia positiva de tempo bem passado e bem aproveitado.

Não pretendo ser psicóloga, nem coach, nem sou (de longe) entendida na matéria. Sou apenas uma mulher que se preocupa com o tempo que tem disponível para fazer o que lhe dá prazer e o que a faz feliz. Muitas vezes procuro inspiração nas palavras de algumas bloggers, de estudos que leio, de artigos publicados. Posso dizer que retiro desses ensinamentos muitas dicas para conseguir, com sucesso, gerir melhor o meu tempo. Aqui dão-se dicas de como definir prioridades; aqui encontram inúmeros posts sobre como gerir o vosso tempo, de forma a gerar menos stress; Aqui (um dos meus preferidos), o Gonçalo Gil Mata dá-nos imensos conselhos, ensina-nos truques, propõe exercícios, dá pontos de vista, explica, revela situações; e muito mais podemos encontrar à distância de uma pesquisa. Basta querer.

Comentários

pmaionese disse…
Miga, andamos na mesma onda...eu faço listas e mais listas, e mesmo assim...olha vão ficando coisas para fazer...a Ju vem em primeiro lugar e depois a casa...

Mensagens populares deste blogue

Well..

.. ao que parece, está tudo benzinho com o pequeno. A mãe tem uma infecção urinária assintomática e já está a antibiótico e o pequeno parece estar feliz da vida. O líquido que verti pode bem ter sido xixi, porque com as infecções é normal acontecer.. digamos que com a gravidez também, porque o peso pressiona a bexiga. Mas, de qualquer das formas, ela mandou vigiar o assunto. Por isso, aqui estamos. Um dia de cada vez.. e espero que esta gravidez chegue ao fim sem nenhum problema de maior.. e que logo, logo o Manuel esteja nos meus braços saudável e perfeito.

ando cansada..

Uma pessoa cultiva amizades, faz por elas, muitas vezes, mais do que pela própria família; alteramos planos, mudamos vidas, fazemos das tripas coração para estar presente. Não fiz o que fiz por desejar algo em troca, porque quando achamos que há amizade, não precisamos esperar nada em troca.. ultimamente, vou espreitar o facebook e as minhas queridas amigas, na minha ausência (será?), parece que me substituíram muito rápido. Não fui eu que desapareci. Nos meus piores momentos, elas é que não estiveram lá. E hoje, que passo os dias sozinha, sempre à espera que o marido e a filha cheguem a casa para ter com quem conversar, ninguém (mas mesmo ninguém, impressionante!) me chega à porta.. Ando cansada, mesmo cansada de esperar e de acreditar que as pessoas tem as vidas ocupadas. Porra, existem dias de folga, existem telefones, eu não me mudei para a China..

isto faz o meu estilo #5