Avançar para o conteúdo principal

(das fraquezas)

Não consigo perceber porque raio faz ela estas coisas. Não consigo sequer entender que, com a idade que tem, já não tem desculpa para estes comportamentos. Que as pessoas não estão todas à disposição quando lhe dá na veneta; que há limites na paciência; que se quer estar presente e participar, tem de ter respeito por todos; que se quer (mesmo) matar saudades, não se pode comportar como se fosse uma adolescente, enfiada no seu mundo e agarrada ao telemóvel, em modo top secret em que ninguém se pode aperceber com quem fala e do que fala.. Irrita-me profundamente que faça questão de 'estar' para depois, praticamente, nos ignorar!
Apetece-me gritar-lhe, dar-lhe uns safanões para ver se acorda, apetece-me ficar muito, mesmo muito zangada e exigir-lhe que pare com esta palhaçada toda, que se comporte, que ponha os pés na terra, que pare de se comportar como uma criança de 15 anos, que tome medidas, que faça pela sua vida, que tome consciência daquilo que é e do que se tornou, que se responsabilize, que leve a vida a sério.. que tenha noção de que seremos sempre as únicas pessoas que se vão importar com ela e que ela, agora, não respeita patavina. Que pare de mentir, que pare de nos fazer de parvos, que pare para pensar. Que me dê um descanso, que tenho uma família para criar e preciso de paz interior e de cabeça limpa, que não posso sempre (e para sempre) estar numa preocupação constante, preocupando-me (exclusivamente eu) com o futuro dela.
Apetece-me dizer-lhe que me incomoda, que me irrita, apetece-me dizer que odeio fazer este papel, que não estou preparada para isto, que não tenho força nem sei como lidar com estas coisas, porque não me ensinaram que deveria estar preparada para isto. E não consigo. Simplesmente, não consigo.


Comentários

Ana C. Martins disse…
sabes isso costuma acontecer quando somos boazinhas de mais, e as pessoas abusam da confiança, da bondade, acabam por perder o respeito. não exactamente de quem se trata, mas já passei por isso e sabes o que me disseram? "mais vale ficar vermelha uma vez e dizer tudo o que se pensa do que andar amarela toda a vida". as pessoas não podem pensar que temos de estar presentes 24h por dia para elas, que temos de mudar tudo por causa delas e principalmente quando elas não reconhecerem o nosso valor, função e papel, continuando a exigir a atenção sempre. temos de ajudar mas deixar que a pessoa ganhe a sua autonomia e não deixar abusar. Parece-me que foi isso que entendi.
Não é fácil, mas tenta!

:) continuação de um bom dia Rita
Turista disse…
Querida Rita, e não será somente um "deslumbre" momentâneo?
Tipo andropausa, menopausa...
cristina disse…
Não deve ser nada fácil..e ter uma conversa "mais " séria com ela...

Mensagens populares deste blogue

Well..

.. ao que parece, está tudo benzinho com o pequeno. A mãe tem uma infecção urinária assintomática e já está a antibiótico e o pequeno parece estar feliz da vida. O líquido que verti pode bem ter sido xixi, porque com as infecções é normal acontecer.. digamos que com a gravidez também, porque o peso pressiona a bexiga. Mas, de qualquer das formas, ela mandou vigiar o assunto. Por isso, aqui estamos. Um dia de cada vez.. e espero que esta gravidez chegue ao fim sem nenhum problema de maior.. e que logo, logo o Manuel esteja nos meus braços saudável e perfeito.

ando cansada..

Uma pessoa cultiva amizades, faz por elas, muitas vezes, mais do que pela própria família; alteramos planos, mudamos vidas, fazemos das tripas coração para estar presente. Não fiz o que fiz por desejar algo em troca, porque quando achamos que há amizade, não precisamos esperar nada em troca.. ultimamente, vou espreitar o facebook e as minhas queridas amigas, na minha ausência (será?), parece que me substituíram muito rápido. Não fui eu que desapareci. Nos meus piores momentos, elas é que não estiveram lá. E hoje, que passo os dias sozinha, sempre à espera que o marido e a filha cheguem a casa para ter com quem conversar, ninguém (mas mesmo ninguém, impressionante!) me chega à porta.. Ando cansada, mesmo cansada de esperar e de acreditar que as pessoas tem as vidas ocupadas. Porra, existem dias de folga, existem telefones, eu não me mudei para a China..

isto faz o meu estilo #5