25.2.11

Bolo de Chocolate

Uma das coisas que me dá mais prazer é ver os meus amores a comer bolo de chocolate. De há uns tempos para cá, aprimorei uma receita antiga da minha avó, que era simplesmente, a melhor doceira que eu conheço. Embora o segredo de um bom bolo, esteja muitas vezes nas mãos de quem os faz, comparto a receita. Simples, fácil, barata e uma delicia.

1 caneca de açúcar
2 canecas de farinha fina
meia caneca de óleo
5 ovos
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher sobremesa manteiga
1 caneca de água quente
1 pitada de canela 

para a cobertura:

1 pacote de natas
1 colher de sopa de chocolate
1 colher de manteiga

Numa tigela colocar a caneca de açúcar, o óleo e as cinco gemas (previamente separadas das claras) e bater até criar um creme fofo. No microondas, derreter a colher de manteiga e adicionar ao creme, batendo generosamente. Aos poucos ir adicionando o chocolate, a farinha e a água quente, de modo a ir criando uma espécie de mousse. [Normalmente nunca é utilizada a água toda]. Quando se obtém esse preparado tipo mousse, deve-se bater as claras em castelo. Uma vez batidas as claras, ir incorporando aos poucos na mousse, sem bater, apenas ligar as claras ao chocolate. Untar uma forma com manteiga e verter o preparado. Cozer em forno a 180º durante aproximadamente 25 minutos.
Entretanto, para a cobertura, basta colocar ao lume brando, numa panela, o pacote de natas com o chocolate e a manteiga e ir mexendo até formar uma calda espessa.
Quando o bolo estiver cozido, e ainda quente, verter a calda sobre o bolo desenformado, para absorver o chocolate e ficar húmido.


Sem comentários: