Avançar para o conteúdo principal

O «mê» falar..

Qu'isto de ser algarvia tem mais que se lhe diga.. que trabalhar com gente de Fáre e Olhão, Fuzeta e Loulé e ser moça da Vila (Real de Santo António) dá-nos uma estaleca desgraçada em dialectos algarvios.

Má porqué que falamos assim? Ficamos logo com a marca de que falamos mau português.. o que não podia ser mais erráde.. Quem ouve de fora, parece-lhe aquilo que é: uma algaraviada. Maje a gente entendesse.

Assistir a um diálogo entre dois algarvios, pode parecer uma cena de comédia, para alguns até mesmo uma lingua estranha de perceber, mas no fundo, é assistir ao mais diversificado dialecto.

Uma receita que meta griséus, vagens e ervilhanas, confunde o mais prestigiád chéf de cozinha. :)

Se assistirem a uma conversa entre dois colegas no aeroporto, deve sair uma coisa mais ou menos assim:

-Atão? Méquié?

-Atãaaaooo maninh'! Táj'aí?

-Atã nã sabes??

-Tá munta fritaria aí hoj'?

-Má atão? Nã sabes'já?

-Dass.. lóg hoj qu'ê nã tô capaz..

-Por cá de queim?

-Móss, dói-ma cabêça.. tenh'a cabêça maij alta co farol..

-Má atão na tomástes nada pra iss'?

-Tomê. Má ê na podia faltar.. Tô aqui tod'empacháde..

-E vensje práqui assim? Má tensje a mania qu'és moçe d'Ólhão, hom..

-Mó.. dêxam'a cabêça da mão, déb.. na vesje que tô tod' frite? A ver se me mandam prái refundide..

-Alguma vez?? Mêm'agora vás ali pró lode..

-Nã vô não.. que digue lógue que nâ tô capaz.

-Má eles na acreditam..

-Na acreditem, na acreditem..

(...) Lindo!


No meio desta 'macacada' toda, as expressões como 'atira-t'ó mar', 'desampara-me o dancefloor', 'bota gel', 'filhe d'Ólhão', 'moça da vila', deixam qualquer um 'má variado q'um chalavar de caranguêjo... mó!'

Tem avondo ou querem mais?

Comentários

Ana Omelete disse…
Adorei!
Especialmente o "empachade" ;-)

Boa transcrição do mais comum dos diálogos do aeroporto

Beijocas.
V-Skin disse…
Cá me parece que tu tenje'ma mania q'até dá dó... Ma c'orgulh é esse de falar mal? E o comer das vogais? Passam fominha no Algarve?

;)

Mensagens populares deste blogue

Achei que o corte de cabelo da Letizia merecia o meu regresso..

  Se isto não é um exemplo de modernidade, não sei o que lhe chamar. A rapariga não é só a rainha de Espanha, é uma mulher moderna. E como mulher moderna que se preze, cuida da sua imagem. E só por esse gesto de corte com o tradicional e o correcto, só posso aplaudir a atitude. Já não posso dizer o mesmo da magreza. Num momento em que se apela ao fim da magreza extrema como sinónimo de beleza, num momento em que se defende um corpo saudável, ela aparece com as costas a descoberto.. e não consigo pensar em nada de positivo nesta imagem.

ando cansada..

Uma pessoa cultiva amizades, faz por elas, muitas vezes, mais do que pela própria família; alteramos planos, mudamos vidas, fazemos das tripas coração para estar presente. Não fiz o que fiz por desejar algo em troca, porque quando achamos que há amizade, não precisamos esperar nada em troca.. ultimamente, vou espreitar o facebook e as minhas queridas amigas, na minha ausência (será?), parece que me substituíram muito rápido. Não fui eu que desapareci. Nos meus piores momentos, elas é que não estiveram lá. E hoje, que passo os dias sozinha, sempre à espera que o marido e a filha cheguem a casa para ter com quem conversar, ninguém (mas mesmo ninguém, impressionante!) me chega à porta.. Ando cansada, mesmo cansada de esperar e de acreditar que as pessoas tem as vidas ocupadas. Porra, existem dias de folga, existem telefones, eu não me mudei para a China..

PSSST! Façam-me o favor de chegar aqui!

Estou aberta a sugestões!  Tendo em conta que a doutora aposta num menino, gostava de saber que nomes sugerem. Não quer dizer que a escolha seja feita a partir daqui, mas às vezes embicamos com 'aquele' nome e acabamos por não nos lembrar de mais nenhum.. e quando, às vezes, já é tarde para voltar atrás, damos-nos conta de que até achávamos 'fulano' ou 'beltrano' um nome muito mais bonito.. E, verdade seja dita, vai aqui uma salsada para escolher o nome da criança, que é obra. Ajudinha, sim? Agradecida!